segunda-feira, 26 de julho de 2010
Boas-novas, poesia: "Metáforas" e texto: "Que nunca foi visto em oportunidades passadas" Parte 2
Há uma história que a anos-luz de um Sol, havia um planeta verde-azulado que tinha o seguinte problema: todos eram infelizes. Inventaram um papel verde que circulava de mão-a-mão, mas mesmo assim, não ficaram felizes. Aquele que revelou a resposta que mudaria o mundo, morreu com o planeta. O fato é que o ser humano é do jeito que é, faz o que costuma fazer, porque é isso que é um ser humano. Não é uma raça perfeita, não é destinada a ser grandiosa sozinha, apenas em comunhão. Ela é falha, e isso é o que nos torna humanos.
Mas ninguém quer ser assim, queremos completar aquilo que nos falta (adivinhe onde está a resposta para essa falta, esse sentimento de vazio, de slow-motion que nos pega quando menos esperamos?). Porque nessa vida, tudo é uma tremenda falta. Agora faça uma reflexão sobre desejos e metas, fechemos os olhos e pensemos em nossas ambições. São santas-ambições?
Se tudo isso que colocamos acontecesse, a vida não seria mais chata? Qual seria a virtude de se vencer no final quando já se conhece o desfecho? Nossa vida é feita de escolhas, nossas escolhas; é claro, com a direção de Deus. Eventualmente os palpiteiros irão dizer isso e aquilo, mas quem vai arcar com as decisões no final somos apenas nós. "Se eu tivesse escolhido tal caminho em vez daquele outro, estaria aqui agora?", já me peguei com essa pergunta na mente diversas vezes, e nisto vejo o cuidado do Senhor. Além do mais, tudo colabora dessa forma para o desenvolvimento da fé, aquela que na carta aos Hebreus é apresentada como a crença nas coisas que ainda estão por vir, que não se podem ver!
A graça de viver, e viver com Deus está contida neste momento peculiar pessoal, em que escolhemos Este e não aquele caminho. Fiz a escolha errada diversas vezes, entretanto isto não justifica eu querer errar mais para a graça "superabundar" ou você errar para ela "superabundar", já fomos alertados por Paulo que isto não funciona assim. Acertei outras tantas vezes, pra glória DEle. Tudo poderia ser mais "simples" e chato, mas ae Deus nos deu este presente!
Joseph Campbell em "O Poder do Mito" dizia que a bem-aventurança é agora, que o momento é esse. Ignorando praticamente tudo que ele já escreveu, e pegando essa frase solta, sim é verdade, a bem-aventurança é agora. Para resumir, somos eternos ingratos em busca de mais, insatisfeitos esperando a redenção. Incluo-me nessa categoria, sempre acordo esperando algo mais, em alguns momentos ele vem, em outros tantos não. Isso se dá porque, com certeza absoluta ignoramos ou ouvimos a voz do Senhor. Se ouvimos crescemos com Ele, se não, ficamos estáticos, arrisco dizer até que involuímos. Ser bem-aventurado é justamente ouvir a voz do Senhor, seguir os passos de Cristo, o Caminho do Amor.
Se tem algo que gosto de fazer, é meditar sobre o que há de bom e ruim nessa vida, sentimentos, pessoas, etc. Isso otimiza as palavras - tanto para o bem quanto para o mal, depende de como você trabalha isto. Por esse motivo, creio que devemos estar preocupados com o próximo, seja ele ateu, budista, umbandista, entre tantas religiões existentes e adjacentes. Devemos nos preocupar conosco e com tudo que gira à fora e à nossa volta, transformar o mundo não é algo possível por completo, nossa missão é conservar o mundo até o momento da volta do Senhor, e transformar por completo o mundo pessoal de cada pessoa! Sabemos que o julgamento virá, Jesus virá, e ae poderemos dizer: "Aleluia! Deus está perto de nós!".
Revolucionarmos vidas é um papo bem diferente! Por isso existe o "Ide!", ou como gosto de dizer o "Indo!", já que se trata de uma ação inacabada e contínua. Temos de mostrar o que Cristo fez por nós e o que Ele pode fazer por essas pessoas perdidas e atordoadas que vagam por este planeta. Mostrar o que se encaixa perfeitamente com o tamanho da falta inexplicável que eles sentem.
Sejamos bem-aventurados agora, busquemos nosso Deus agora, entreguemos tudo a Ele agora! Se deixarmos isto pra depois, tristemente digo a vocês que pode ser tarde demais. Será que vale à pena arriscar tudo e pagar pra ver mesmo?
Sabe, eu passei toda minha adolescência querendo servir a Deus verdadeiramente e conhecê-lo, mas não consegui. Chorava e chorava, gritava, falava com Ele sobre o que queria e tudo o mais, mas hoje vejo que talvez Ele estava me ouvindo e dizendo: "Hanier, eu desejo fazer parte da sua vida! E não atender os seus desejos apenas! Quero que seja meu filho, que deixe eu entrar e arrumar a casa!". Faltava o mais importante, confiar em Cristo para realizar essa mudança da minha vida. Eu queria fazr tudo por mim, e não reconhecia isso, quanta presunçãominha em querer ser equiparado a Deus de certa forma! Então, no fim dos meus 18 anos, eu passei por momentos internos e externos muito ruins, e Deus foi trabalhando em mim em meio a tempestade. Eu retornei ao Caminho, à proximidade com Ele, reconheci tudo e deixei nas mãos DEle! Nossa! Aquilo foi algo perfeito, foi o primeiro passo! De lá para cá estou com 20 anos e estou seguindo ao lado de Jesus maravilhosamente, é claro que passo por dificuldades e crises, mas não deixo de serví-lo e seguí-lo, é Ele quem me dá forças. Ele é a minha alegria, a força que falta e tudo que me move, estou morto, Ele vive em mim. De verdade desejo que todos os leitores venhama viver o mesmo e que possam vir contar seus lindos testemunhos e histórias também.
Uns versículos que gosto muito são: Salmos 51:10 que diz, "Cria em mim, oh Deus, um coração puro e renova em mim um espírito reto."; para mim ele funciona da seguinte forma: "Cria em mim, oh Deus, um corpo e coração puro e renova em mim um espírito reto e inabalável." Tem também as passagens de I Coríntios 1:18, 21, 25a, 27a, 29 e 30a que dizem, "Porque a Palavra da cruz é loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o Poder de Deus.", "Visto como, na Sabedoria de Deus, o mundo não conheceu a Deus pela sua sabedoria, aprouve Deus salvar os crentes pela loucura da pregação.", "Porque a loucura de Deus é mais sábia do que os homens.", "Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para envergonhar/confundir as sábias.", e agora vêm os dois últimos versículos explicando o porque disso tudo: "Para que nenhuma carne se glorie perante Ele." e "Mas vós sois DEle, em Jesus Cristo.". Bro, isso é maravilhoso! Temos de ser loucos! Temos de topar e realmente levantar a bandeira do Exército da Salvação (se me permitem o trocadilho!).
Esse papo de ficar quieto e se conformar é comodismo! Não fiquemos em pasmosos silêncios, assim como Luther King disse! Cabe a nós, e mais ninguém, tomarmos a decisão e apresentá-la a Deus na mesma hora! Nossa missão é esta e também passar a Palavra de Salvação! Não se esqueçam, no fim quem vai cobrar será o próprio Deus, perguntando se amamos os inimigos, mendigos, doentes, homossexuais, etc.
Que esse texto simples possa ter abençoado vocês da mesma forma que a abençoou a mim!
Agora hora da poesia:
"Metáforas"
A música que eu ouço
é muito suave, tão quanto Sua voz macia.
Já dizia o profeta,
gentileza gera gentileza,
e Você nos meus pensamentos
é como a felicidade viva.
Você soa como a leveza dum campo de rosas,
som mais belo que produz num violão.
A letra mais romântica de um apaixonado,
a escultura mais perfeita,
tudo é como a beleza mais radiante.
Nada se compara às pétalas dos sorrisos,
que Tu me fez soltar.
Vejo como o Amor cresce,
se eleva como o mar de ressaca,
como a cor do horizonte num entardecer.
Tudo isso é Você.
(Hanier Ferrer)
Na comunhão,
Hanier Ferrer.
domingo, 25 de julho de 2010
Boas novas e texto: "Que nunca foi visto em oportunidades passadas" Parte 1
Um é um curta-metragem chamado "A Diretoria" que demonstra o embate entre as áreas da vida de uma pessoa que está sendo apresentada ao plano de Salvação. O segundo é um longa, chamado "O Livro de Eli", que apresenta a história de um andarilho num mundo pós-apocalíptico que carrega um livro misterioso e faz tudo para protegê-lo.
Agora, vamos à primeira parte do texto!
"Teremos de nos arrepender nesta geração não tanto das ações das pessoas perversas, mas dos pasmosos silêncios das boas pessoas."
(Pr. Martin Luther King)
"Para que entre vós não haja homem, nem mulher, nem família, nem tribo, cujo coração, hoje, se desvie do Senhor, nosso Deus, e vá servir aos deuses destas nações; para que, entre vós, não haja raiz que dê fel e absinto."
(Deuteronômio 29:18)
"Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal."
(Mateus 6:34)
Alguns atuais acontecimentos me levaram a ter vontade de dizer o que penso das pessoas de antes, de hoje e, infelizmente ou felizmente, não sei ao certo, acho que de sempre.
Que Deus possa estar falando através de mim e agindo em nossos corações. Tirando os corações de pedra e pondo corações de carne.
Começarei fazendo as seguintes perguntas:
"E se Deus vier agora?", "E se eu estiver numa realidade alternativa?", "E se tudo que me foi apresentado como verdade não o é?", "E se eu morrer amanhã, para onde eu vou?", "E se eu ficar sozinho?", "E se?", "E se?", "E se?"...
A resposta para todas as perguntas de "E se?" não serem a realidade é simples. 99% das pessoas preferem delegar para outras as decisões que realmente definem suas vidas. Exemplos: Direito representativo, política representativa, fé representativa (o cúmulo!), etc.
Estamos a todo momento pedindo que alguém faça algo por nós, que alguém nos diga como as coisas devem ser. E aqui entre nós, em lugar nenhum do mundo as pessoas que colocamos para tomar conta dessas responsabilidades farão algo por nós. Eles farão por eles mesmos, é quase impossível ser o contrário (ainda mais não tendo uma vida com Cristo). É muita inocência acreditar na bondade do ser humano como representante do povo ou da humanidade. O único capaz de realizar tal tarefa é Cristo.
Como indivíduos, vemos exemplos de bondade todos os dias, porém qual a real intenção por dentro, é difícil ser descoberta, vejam bem, não estou dizendo que é uma intenção ruim. Não queremos responsabilidades, mas queremos usufruir de tudo de bom que a vida oferece. Em resumo somos adolescentes, ou melhor, aborrecentes. Adolescente, termo esse que não existia até os anos 70, antes deste tempo, ao se atingir os 13 anos já se era considerado homem e mulher, e a partir disto arcar com as consequências de seus atos.
É por isso que a Oráculo se importava com menos de 1% da população conectada na Matrix, porque este aproximadamente 1% eram os únicos que rejeitavam o mundo que foi colocado diante de seus olhos. Os hackers que fundaram Zion queriam criar seu próprio mundo. Os outros 99% apenas aceitavam a simulação. É mais fácil levar uma vida com a corrente. Adoramos falar e falar, mas será que estamos fazendo algo de proveitoso?
Aproveito o ensejo para dizer o seguinte: Nós não somos ninguém, e não podemos fazer nada sozinhos, somos seres dresprezíveis. Desculpem a força da expressão, mas é a pura verdade, temos de reconhecer, sem Deus somos isso. Mas a partir da nossa devoção, respeito, amor verdadeiro que Ele nos dá, temor e total rendição somos transformados, vasos quebrados que foram restaurados, que talvez foram ou serão quebrados mais algumas tantas vezes pelo Oleiro. Vocês crêem nisso?
Digo que só assim poderemos ser diferentes deste mundo podre, provavelmente vocês estão pensando:
"Nossa! Ele descobriu o mundo! Ninguém sabe disso!" Tudo bem, agora tenho uma simples pergunta: Nós temos buscado fazer isso? Lembrem-se: "O Óbvio é aquilo que menos se percebe."
É fácil saber o que é certo, mas fazer o certo é complicado em diversos momentos, não é? Meu líder de ministério, em uma de suas pregações, disse o seguinte: "Se queremos mudar o mundo, façamos isso: Realizemos um círculo em volta de nós mesmos. Estando todos dentro dos respectivos círculos, agora é a hora da verdadeira mudança! Mudem primeiramente a pessoa que está dentro do círculo."
Impactante não é? E é verdade, certa vez Mahatma Ganddhi disse basicamente o mesmo. Pois é isso, o mundo se move através da influência, da mídia, da propaganda, publicidade! E nós amamos tudo isso não é? Nós queremos beber coca-cola e "viver a diferença", comer no mcdonald's e "amar muito tudo isso", queremos tantas coisas É assim que se realiza ifluência e subjugam-se pessoas a estratégias. Por isso, se você, somente você, tomar a decisão certa, com a ajuda do Mestre, você estará, por mais que ache que uma pessoa sozinha não faça diferença, iniciando seu "projeto de publicidade", estará influenciando pessoas a fazerem o mesmo que você! Por mais que os resultados possam demorar a serem visíveis, frutos colhidos e etc, podemos ter a certeza que uma revolução estará ocorrendo dentro das pessoas que presenciaram você e sua "pequena atitude". Converse com Deus, apresente à Ele toda sua vida, seus planos e desejos. Peça também para Ele mostrar o que realmente quer de você, para desconstruir sua visão, ideais e maneiras de pensar. Diga que quer realmente ser moldado e transformado por Ele, que deseja se tornar servo, servir à todos e que quer ter o pensamento DEle dentro de você. Não estou dizendo que será fácil, que é um caminho tranquilo para se seguir, mas realmente vale à pena e você verá os frutos com toda certeza, no tempo oportuno do Senhor. Assim como nossa vida secular, ter uma vida ativa com Deus é um processo gradativo, mas muito gratificante, no final você perceberá isso. Será que estamos prontos para sairmos da posição de "crentes medíocres passivos" e tornar-mo-nos autênticos "cristãos servos visionários ativos"?
sábado, 24 de julho de 2010
Coisas de hoje e texto: " O Sal da Terra e A Luz do mundo"
Desde ontem, depois de ter lido um material que tinha digitado no fim do ano passado, pensei em postar algo mais "teológico" pra meditação da galere que aqui nos visita, então, pra vocês, eu resgatei um post que deixei num blog de LOD (LOUVOR*ORAÇÃO*DEVOCIONAL) do projeto missionário do qual fiz parte em janeiro. O próximo post provavelmente será desse texto que eu escrevi no fim do ano passado, mas por enquanto fiquem com este! Aproveitem, ou não... kkk
Mt 5:13-37.
Até onde iremos nos contradizendo? Será que é válido? Tenho pensado nisso… Por mais que pessoas nos vejam como seguidores de Cristo, penso que muitas vezes invés de agirmos como tal, nos deixamos levar por um sentimento enganoso de pureza e às vezes, até de um absurdo sentimento de “superioridade”. O que nos faz pensar isso?
Sabe, penso que ser o sal da Terra e a luz do mundo é algo magnífico, porém é um sacrifício. Realmente, estar atento e vigilante 100% do tempo é um trabalho muito árduo… Creio que se entregarmos isso a Cristo, torna-se um momento de prazer e comunhão entre nós e nosso Papai.
Acredito que o “segredo” é entregar a direção a Deus, e buscar não tomá-la de volta em momentos de devaneio. Algo que me lembro é que nossa vida se baseia em perseverar em adorar, seguir e aprender com Deus. Vivamos assim, desenvolvamo-nos assim e através disso venhamos a conhecer cada vez mais a vontade do Pai para nossa vida aqui na Terra e qual a finalidade que Ele quer para o tipo de sal que somos - cabe salientar aqui também que ser sal não é apenas "salgar", trazer equilíbrio ou representar algo realmente gostoso, por assim dizer, mas é também conservar, cuidar, mantêr vivo! Ser sal significa agir em prol do mundo e da natureza enquanto humanos que somos, e afetar as pessoas com a resplandecência de Cristo em nossas vidas. Não é porque um dia este mundo vai terminar que temos de nos conformar e deixar as coisas continuarem indo de mal a pior -. A luz que somos e representamos do único Reino verdadeiro pela eternidade.
Deus nos molda no tempo dEle, que é algo superior a nossa compreensão. E com isso, Ele quer nos mostrar também como devemos agir. Jesus nunca era apressado, fazia tudo calmamente e com confiança. Ele sabia que o Pai estava o direcionando, e entregava todos os dias à vontade dEle, Ele sempre agia no momento certo, na medida certa. Então creio que devamos meditar sobre isso, buscar nos tranqüilizar e apenas deixarmos ser levados pelo Senhor da maneira que Ele deseja.
Assim, creio que temos o tempo necessário para aprendermos, conhecermos e desenvolvermos nossa vida com Ele, com os irmãos, com os perdidos e com nossos inimigos. O testemunho é algo que também está incutido nas variadas ações e escolhas tomadas e por isso, nos deixemos ser transformados e moldados pelo verdadeiro Oleiro. Sendo nosso falar: “Sim, sim ou não, não.” e vivendo na perseverança do genuíno e maravilhoso Caminho da salvação. Um Caminho de descobertas, onde estamos a cada dia salgando e iluminando uma parte do mundo onde vivemos – não salgando e clareando só as pessoas ao nosso redor, mas muitas vezes Deus nos usa para recebermos tal benção a nós mesmos – através da graça e misericórdia do nosso amado e poderoso Criador. Sim, creio nisso como ser o sal da Terra e a luz do mundo.
Oro pra finalizar da seguinte forma:
“Papai, em nome de teu filho amado, peço que venha nos ensinar a conhecer-te e que possamos ser levados pelo fluir do teu Espírito em nós ao centro de tua vontade. Que entreguemos nossas vidas e busquemos com tua força nos auxiliando, estarmos com o Senhor no centro de tudo aquilo que vivemos e compartilhando contigo todos os momentos de nossa vida abertamente. Aprendamos a amar simplesmente, e viver o testemunho de fé humilde que nos guia para Ti e atrai outros para perto do Senhor. Sejamos teus instrumentos para alcance de almas que anseiam por conhecer a Ti, e que tua humildade habite em nós de forma sobrenatural! Amém.
Meditem:
“É horrível pensar que enquanto existem milhões com fome de mantimento, há bilhões com fome de Deus, com seus estômagos roncando de tanta dor e ânsia de conhecê-lo…”
Soli Deo Gloria.Hanier Ferrer.
sexta-feira, 23 de julho de 2010
http://www.youtube.com/watch?v=2troVtDSnto
Além desse vídeo, deixo aqui também um vídeo que me lembrou quando eu conheci essa música e esse grande artista (de folk, óbvio):
How He Loves Us - John Mark McMillan
http://www.youtube.com/watch?v=KW7CD29V4tU
Aproveito pra adiantar, que estaremos realizando uma versão em português desta música em breve.
No Amor do Senhor.
Hanier Ferrer.
quinta-feira, 22 de julho de 2010
Primeiro Post
De início, gostaria de dar as boas-vindas a todos os que passarão aqui, e desejo que nosso Mestre venha abençoá-los através dos posts que aqui serão deixados.
Como estou cansado e já é bem tarde, apenas deixarei uma pequena poesia para reflexão.
Shalom.
Hanier Ferrer.
"Criação da amizade"
Um belo dia, sem nenhuma pretensão,
Um estalo sem precedentes.
Com um simples olhar imerso em humildade,
A criação da amizade.
Criador e criatura dispondo de tempo,
Cantigas e prosas ao relento.
Risos e choros entre o campo e as estrelas,
Fortaleza da amizade criando estradas imperfeitas.
Caminhada incerta, mas prazerosa.
Cuidadosa, porém liberta.
Um dia de cada vez.
Enfim, melhor visão da eternidade não há!
Acima das línguas dos homens e dos anjos,
Feita por Quem tudo fez.
(Hanier Ferrer)